Informativo

Avicultura em perspectiva evolutiva

26/01/18

A avicultura brasileira ocupa atualmente a posição de terceiro maior produtor mundial de carne de frango, atrás apenas de Estados Unidos e China, e a primeira posição entre os exportadores. Em 2014, o país produziu 12,691 milhões de toneladas de frango, com embarques de 4,1 milhões de toneladas, considerando aqui frango inteiro, cortes, industrializados, carnes salgadas e enchidos de carne. A receita cambial com as exportações atingiram R$ 19 bilhões (US$ 8,08 bilhões), segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os resultados refletem a trajetória de sucesso da produção avícola no Brasil, cujo avanço se deu principalmente a partir dos anos 1960-70. No mundo, a avicultura evoluiu significativamente no pós-guerra, se tornando uma das três principais proteínas de origem animal ao lado da carne suína e bovina. Com um curto ciclo produtivo e investimentos em genética, nutrição, sanidade e manejos, a atividade conseguiu o desenvolvimento de aves com alta eficiência em produção de carne.

Em 1971 – quando comecei a trabalhar na avicultura – um frango pesava 1,8 kg atingidos por volta dos 56 dias de idade, com conversão alimentar de 2,5 kg. Ou seja, dois quilos e meio de ração resultavam em um quilo de carne. Hoje, a mesma linhagem melhorada produz 1,7 kg aos 28 dias. Atinge o mesmo peso em metade do tempo necessário na década de 1970. A atual conversão alimentar pode atingir índices de 1,5 kg; um quilo e meio de ração para um quilo de carne.

É uma trajetória evolutiva muito grande, principalmente se pensarmos que em seu início a seleção das aves primava basicamente pelas características fenotípicas. Só posteriormente se buscou o desenvolvimento de características de interesse econômico, o que resultou na avicultura que temos hoje no Brasil e no mundo. O presente trabalho traz um rápido panorama desta evolução, apresentando dados como conversão alimentar, peso e idade de abate desde a década de 1930 até os dias de hoje.

Leia a matéria na íntegra, clicando AQUI.

https://www.flipsnack.com/gessulliagribusiness/revista-avicultura-industrial-0415-ftpsrfa8t.html?p=38

 

Fonte: Site - Avicultura Industrial.

Área do Associado

Cadastre seu e-mail

Receba nosso boletim informativo diretamente no seu e-mail.