Informativo

Oferta interna de frango aumentou quase 8% em dezembro

19/01/18

Baseada no alojamento interno de pintos de corte e tendo como parâmetro padrões mínimos de produtividade das aves alojadas, a APINCO estimou que em dezembro de 2017 foram produzidas no Brasil, pelo menos, 1,111 milhão de toneladas de carne de frango, volume que representou aumento de mais de 5% sobre o mesmo mês do ano anterior. Notar, de toda forma, que o volume assinalado foi interior aos apontados para os meses de janeiro, março e julho.

E como, em dezembro, as exportações brasileiras de carne de frango apresentaram forte recuo – queda de mais de 12% em relação ao fechamento de 2016 – o efeito foi um aumento de quase 8% na oferta interna do produto, resultado que ajuda a explicar o fraco desempenho interno do frango no mês (menor preço do terceiro quadrimestre e queda superior a 15% em comparação a dezembro/16).

Em termos anuais, as projeções da APINCO apontam produção ligeiramente superior a 13,150 milhões de toneladas, 2,72% a menos que o estimado para 2016. Uma vez que, no exercício, o volume exportado recuou 1,73%, a redução na oferta interna ficou em 3,18%.

O índice de redução teria sido maior se as exportações mantivessem na segunda metade do ano o mesmo ritmo observado no primeiro semestre: expansão de mais de 14% em relação ao semestre inicial de 2016. Mas a situação se inverteu e, no segundo semestre, o volume exportado ficou quase 8,5% abaixo do registrado no mesmo período de 2016.

Fonte: Site - Portal do Agronegócio

Área do Associado

Cadastre seu e-mail

Receba nosso boletim informativo diretamente no seu e-mail.