Informativo

Produção de ovos: rações com aditivos naturais contribuem para melhor potencial produtivo de aves de postura

03/05/21

Com a alta no preço dos alimentos, o ovo tem se tornado uma opção mais atrativa na mesa dos brasileiros. O consumo mais elevado da fonte de proteína reforçou a produção no Brasil, que em 2020, registrou um aumento de 7,4%, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para atender a alta demanda do mercado por consumo de ovos, produtores de aves de postura precisam investir em sistemas de criação que explorem ao máximo o potencial produtivo dos animais, como por exemplo, a oferta de alimentação com rações à base de aditivos naturais. 

Um experimento da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), feito com poedeiras comerciais, avaliou o desempenho de 352 galinhas com rações à base de aditivos naturais. As aves do experimento obtiveram um pico de produtividade de 99,05%. Além disso, outros pontos positivos mostrados pela pesquisa foram a cor da gema, com variação entre 9 e 11 no índice de coloração; maior facilidade na retomada de produção em casos de improdutividade; e ovos mais pesados, chegando a 63,79g.

Segundo a médica veterinária Letícia Lopes Rocha, coordenadora de Produto e Trade Marketing na Guabi Nutrição e Saúde Animal, a alimentação com rações à base de aditivos naturais contribui para uma melhor saúde intestinal e consequentemente maior rentabilidade na produção: “Ao longo do ciclo de produção de ovos pelas galinhas, a produtividade vai diminuindo. Com uma ração à base de aditivos naturais, é possível manter o percentual mais alto, por um período maior, aumentando a vida útil da ave, porque ela se torna mais saudável”, diz.

Por outro lado, a queda na produtividade é um dos principais indicadores de que há algo de errado na granja, mas outros fatores também são sinais de problema, como ovos desuniformes, casca frágil ou mole. Para evitar esse tipo de situação, é importante que o produtor verifique se a ração está suprindo as necessidades nutricionais do animal: “a ração precisa ter macro e microminerais em quantidades suficientes, para um bom funcionamento do metabolismo das aves”, explica.

 

Soluções 

Conforme orienta a médica veterinária, a tecnologia do produto faz toda a diferença no aproveitamento da dieta. As rações Pro Natura, da linha Sabor e Tradição da Guabi Nutrição e Saúde Animal, oferecem um blend tecnológico com aditivos naturais, que auxiliam na absorção de diversos nutrientes. Todos os pontos de atenção com a nutrição e manejo são abordados no SIGAD, o Sistema Guabi de Alto Desempenho, elaborado para auxiliar o produtor a elevar o desempenho da sua propriedade. Para tornar mais acessíveis as informações sobre as soluções e como esse sistema pode auxiliar os produtores, a Guabi desenvolveu páginas específicas para cada espécie

Fonte: Guabi Nutrição e Saúde Animal via Site Portal do Agronegócio

Área do Associado

Cadastre seu e-mail

Receba nosso boletim informativo diretamente no seu e-mail.