Informativo

Energia e vitalidade? Coma Tiramissù!

13/08/19

Doce com ovos na receita dá ânimo e tem história curiosa.

O tiramisù é um doce italiano, que leva ovos em sua receita, com um significado interessante: a tradução para o português quer dizer levantar ou dar ânimo, por seu poder energético.

Vale lembrar que o ovo é capaz de melhorar a taxa metabólica, atuar na saúde cardiovascular, melhorar a captação de glicose pela célula e melhorar o perfil lipídico, entre outros benefícios.

Inclusive, o ovo é muito utilizado pelo praticante de atividades físicas, pois proporciona ótima performance para a competição e conquistas. Além disso, o ovo possui todos os aminoácidos essenciais e também 12g de proteína em cada 100g, contribuindo com o ganho de massa muscular.  

A receita tradicional do tiramissù é composto por creme de gemas com mascarpone (um tipo de queijo italiano) aerado por claras batidas em ponto de neve, sobre uma base de biscoito champanhe umedecido por uma calda de café.

A origem do tiramisù é cheia de histórias curiosas. A mais interessante delas diz que ele foi inventado na região da Toscana no século 16 e teria sido criado para homenagear o Granduque de Florença e sua base principal levava ovos, leite e vinho marsala. Diz a história que o Granduque não possuía filhos e o doce tinha como objetivo produzir um descendente para a família, e parece realmente ter dado certo, pois o Granduque Cosme Terceiro acabou tendo três filhos.

Veja abaixo uma sugestão de receita. Acesse também a página de receitas do Portal do Instituto Ovos Brasil, que acaba de ser reformulada: www.ovosbrasil.com.br/site/receita/.  


Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g)

4 ovos

½ xícara (chá) de açúcar

¾ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar

¼ de xícara (chá) de conhaque (ou o licor de sua preferência)

30 unidades de biscoito champanhe caseiros

cacau em pó a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela e as gemas para a tigela da batedeira. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para aquecer as claras em banho-maria.

Acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro – no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para bater de maneira uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve. Lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira.

Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não cozinhar a clara. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.

Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve – cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Bata até o merengue formar picos. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.

Separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Num prato fundo, misture o café com o licor.

Molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com licor e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme e deixe na geladeira de um dia para o outro).

Na hora de servir, retire o tiramisù da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.

Fonte: Site Panelinha

Área do Associado

Cadastre seu e-mail

Receba nosso boletim informativo diretamente no seu e-mail.